sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Crise espiritual esta por trás dos problemas econômicos, diz líder católico ucraniano


Crise espiritual esta por trás dos problemas econômicos, diz líder católico ucraniano





O secularismo ocidental subjaz a crise econômica mundial e desafia o future da Ucrânia, disse o chefe da Igreja Ucraíno Católica aos bispos canadenses.
                “a corrente crise econômica é meramente o síntona de uma crise espiritual e cultural muito profunda” disse o Arcebispo Sviatoslav Shevchuk no plenário anual da Conferência Canandese dos Bispos Católicos. “como a sociedade ocidental rejeita as antigas estruturas morais e valores, ela encontra que o seu GPS moral não tem nenhum ponto fixos de referencia”
                O Arcebispo Shevchuk disse que a Igreja deve achar uma “ nova coragem”para proclamar
a verdade do Evangelho para a sociedade contemporanea e prover “uma ancora e uma bussola”.
                “Nós vivemos em sociedade onde a virtudes e a bondade são freqüentemente um verniz para intolerância religiosa, ratificação pessoal e decaimento moral”ele diz “o secura lismo gostaria nos estivéssemos fechados na pequena caixa da liturgia dominical”
                A antiga União Soviética usou essa abordagem na religião, ele disse.
“A separação Igreja e Estado se tornou a separação dos valores da fé da sociedade, ainda que nossa missão seja pregar a  palavra de Deus para todos e ser um simbolo constante da presença amável de Deus por meio do ministério social” ele diz “não deixemo-nos sermos amedrontados pelo totalitarianismo do politicamente correto e falar a verdade, não importando a quem ira ofender, seja sobre casamentos de mesmo sexo ou o genocídio do aborto”
                Ele relembrou que, sob o comunismo, a Igreja testemunhou “nas catacumbas” em claro desafio ao regime
                “Muitos mártires e confessores sofreram pela fé no ultimo seculo. Deixemos que seu exemplo e testemunho seja uma inspiração para todos nós” disse o Arcebispo Shevchuk.
                A Ucrânia esta experimentando desafios econômicos e sociais e tem mudado dramaticamente, mesmo nos últimos 5 anos, ele disse. O País parece “despedaçado entre as antigas influencias e novas tentativas de se integrar a comunidade europeia em geral”.
                A sociedade ucraniana contemporanea desconfia do governo, políticos e instituições civis, mas a Igreja, especialmente a Igreja Ucraíno-Católica, “tem uma grande autoridade moral”.
                “A maioria dos ucranianos nao se identifica com nenhuma das igrejas existentes, mas tem fome de Deus e estao abertos para trabalhos missionários da Igreja”ele diz”nessas circunstâncias a experiência da nova evangelização, a qual nos estamos gradualmente adquirindo, pode se tornar um precioso tesouro, o qual nos temos esperança de partilhar com toda a Igreja Católica”.
                A Igreja Ucraíno-Católica esta marcando seu centésimo aniversário de chegada do primeiro bispo no Canada. O Arcebispo Shevchuk presidiu os sínodos do bispos para toda a Igreja
Ucraíno-Católica em Winnipeg, e ele agradeceu os bispos canadenses católicos pelo seu “espirito de cooperação fraternal”.
                “meus irmãos bispos aqui no cada falam bastante deste corpo e grandemente aprecio o apoio e entedimento que nossa Igreja recebe no Canada,” ele diz “isto não é o caso de outras partes do mundo”.
                “hoje em dia temos dezenas de milhares de trabalhadores migrantes da Ucrânia em diversos países europeus” ele diz “isto é o porque é tão importante para nós partilhar nossa experiência canadense mundialmente, testemunhando que a presença das Igrejas orientais, com suas tradições e estruturas, não são uma ameaça mas uma riqueza da comunidade católica, que é a unidade na diversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário